Editoria: Vininha F. Carvalho 06/10/2006
A giardíase é uma das doenças intestinais mais freqüentes nos animais domésticos, tendo mostrado altos índices de contaminação em várias regiões do país.
Nos cães e gatos esta enfermidade provoca uma enterite, ou seja, diarréia com odor fétido, com presença de fezes moles, às vezes com muco e estrias de sangue, desidratação, cansaço e falta de apetite.
O agente causador desta doença é um parasita protozoário Giardia lamblia que vive no trato digestivo dos animais. Por ser uma zoonose, pode ser transmissível para os seres humanos, principalmente para as crianças que tenham tido contato com animais doentes.
Os seres humanos, quando com giardíase, apresentam sintomas muito semelhantes aos dos animais.Apesar da doença atualmente ser bastante conhecida é pouco diagnosticada.
Um diagnóstico correto propicia tratamento adequado com medicamentos específicos e com uma melhoria nos hábitos de higiene, evitando água contaminada, lavando bem as mãos e alimentos antes de ingeridos e limpeza do meio ambiente.
Os surtos de giardíase nos cães e gatos ocorrem principalmente no verão, época esta que também devemos tomar mais cuidado com as crianças que estão expostas ou em contato com animais.Uma vez que o cisto da Giardia lamblia (forma infectante do parasita) se instale no meio ambiente torna-se mais difícil de eliminá-lo, pois esta forma pode resistir por longos períodos, mesmo em climas frios e úmidos.
Mesmo em cães e gatos saudáveis, que não apresentem sintomas, podem ser feitos exames de fezes como controle. Atualmente existe uma vacina para os cães que promove a diminuição na eliminação dos cistos, responsáveis pelo início do ciclo da giardíase canina.