Ave de Rapina
Onça
Cachorro
Cavalo
Gato
Arara

Fasciola Hepática pode causar a morte do animal

Editoria: Vininha F. Carvalho 25/08/2006

A Merial Saúde Animal escolheu a 29ª Expointer (26 de agosto a 03 de setembro, em Esteio/RS) - uma das maiores exposições agropecuárias da América do Sul, para relançar no mercado o mais completo antiparasitário para bovinos, ovinos e suínos do mercado. Trata-se de Ivomec-F injetável, que além de combater os principais parasitas internos e externos combate também a temível Fasciola hepática, parasitose que acomete o fígado e as vias biliares dos animais, ocasionando graves prejuízos econômicos à pecuária, ovinocultura e suinocultura.

“Embora a Fasciola hepática tenha sido comumente registrada nas regiões Sul e Sudeste do Brasil, é no Sul do País, em especial no Rio Grande do Sul e Santa Catarina, que os produtores têm maior consciência da gravidade do problema e inserem o controle da doença em seus programas sanitários.

Dessa forma, atenta ao mercado, a Merial buscou atender com maior agilidade, inicialmente, a solicitação dos criadores gaúchos e catarinenses, trazendo novamente ao mercado a solução mais adequada para o combate à Fasciola hepatica”, afirma Marcelo Bulman, diretor de grandes animais da Merial.

A doença, que tem prevalência mundial, foi detectada ultimamente com altos índices no Brasil. Conforme estudos de universidades, comprovado por dados de frigoríficos e epidemiológicos, as regiões onde há maior incidência da parasitose são os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná , além de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.

Segundo Edson Bordin, médico veterinário e gerente de serviços técnicos da Merial, a Fasciola hepática é a principal causa de condenação de fígados, causa vários prejuízos, como redução de peso e da produção leiteira, queda na fertilidade, atraso no crescimento e aumento do custo terapêutico no tratamento de freqüentes infecções bacterianas secundárias, e, em alguns casos pode até causar a morte do animal.

Ivomec® é o produto mais consagrado do mercado veterinário mundial, e Ivomec-F traz para os pecuaristas mais uma solução: o combate a esta temível parasitose. Trata-se de um antiparasitário que age interferindo no metabolismo da glicose utilizado pela Fasciola hepática para obtenção de energia, e que assim morre por esgotamento ou inanição. O produto combate também os parasitos internos (estágios adultos e imaturos de vermes redondos gastrintestinais e pulmonar) e externos dos bovinos (berne, carrapato, piolhos sugadores, ácaros das sarnas psoróptica e sarcóptica).

Programa SOMA:

Outro destaque da Merial na Expointer será o Programa SOMA. Um completo programa de relacionamento que inclui o Personal Vet, controle sanitário estratégico desenvolvido para resolver com confiabilidade e segurança os problemas sanitários dos projetos pecuários. O programa completa três anos de atuação, e para comemorar, a Merial reunirá importantes pecuaristas em um coquetel no estande da empresa.

Personal Vet é exclusivo para os clientes SOMA da Merial. Carlos Saviani, gerente de relacionamento com pecuaristas da empresa, explica que o programa envolve diversas ações que ajudam o produtor a atender às exigências do EurepGap - certificação exigida pelos mais exigentes importadores de produtos agropecuários da União Européia - e a manter a lucratividade na atividade a partir do eficiente controle sanitário dos animais.

“O Programa SOMA, cujo principio é conhecer para oferecer, além do Personal Vet oferece treinamento em doenças, manejo, bem-estar animal e outrospara peões e capatazes, capacitação de mão-de-obra,, análises laboratoriais, investimentos em ações personalizadas, entre outros”, acrescenta Saviani.

·Mais informações sobre Ivomec®-F, Personal Vet e toda linha de produtos e serviços da Merial pelo site ou telefone 0800 888 8484.


Fonte: Texto Assessoria de Comunicações

Endereço: