Editoria: Vininha F. Carvalho 10/11/2006
Nasce mais um filhote de girafa (Giraffa camelopardalis capensis) na Fundação Zoo-Botânica de Belo Horizonte – FZB-BH. O parto aconteceu naturalmente no dia 07 de novembro, tendo início às 14h e finalizando às 18h.
Este é o terceiro filhote do casal Zola e Rafiqui, animais que vieram da África do Sul em 1999. É a terceira girafa nascida em zoológico público mineiro. A gestação de Zola foi tranqüila e durou quinze meses. O processo foi todo acompanhado pelos biólogos e veterinários da Zoo-Botânica.
No dia seguinte ao nascimento, faram realizados os primeiros exames, constantando que trata-se de uma fêmea. Sua saúde, segundo equipe da FZB-BH, é muito boa.
Como toda “criança”, gosta de andar, correr, mamar e dar umas cochiladas durante o dia. Pesa cerca de 90Kg e a altura é de, aproximadamente, 1,80m.
No recinto onde mora, com 2500m2 de área cercada com toras de eucalipto, piso de grama, quiosque para sombra e área de manejo, a pequena girafinha é acolhido pelos pais.
O vínculo do recém-nascido com a mãe é muito forte e o período de desmame pode chegar a 01 ano. A dieta desses animais, na Zoo-Botânica, é composta de ração, alfafa, cenoura, banana, maça, verduras, rama de batata e galhos de leguminosas.
A girafinha, que ainda não foi batizada, pode ser observada pelos visitantes, que devem evitar barulho. De acordo com Evandro Xavier, presidente da Fundação Zoo-Botânica de Belo Horizonte, “este nascimento é mais uma história de sucesso em conservação, preservação e reprodução de espécies na FZB-BH”.
O primeiro filhote do casal nasceu no dia 16 de julho de 2003, por volta das 21h. Yaza, como foi batizada em uma votação pública, foi em agosto de 2004 para o Zoológico de Brasília formar um casal com um macho de sua mesma espécie. Em troca, a Zoo-Botânica recebeu uma outra fêmea de girafa, chamada Ana Raio. Essa permuta é importante para se evitar cruzamentos entre indivíduos da mesma família (consangüinidade).
O segundo filhote foi Jahari, um macho, nascido no dia 22 de novembro de 2004, por volta das 11h. Ele foi para o Zoológico do Beto Carrero World em maio de 2006. O Zoo de Santa Catarina enviou, em contrapartida, um macho de zebra (Zuck) e uma fêmea de camelo (Sarah).
A Fundação Zoo-Botânica de Belo Horizonte fica na Av. Otacílio Negrão de Lima, 8.000 - Pampulha.