Editoria: Vininha F. Carvalho 09/02/2007
Uma equipe de pesquisadores alemães e americanos descobriu na Baviera um dinossauro predador, até então desconhecido, que segundo os especialistas viveu há 150 milhões de anos, no período jurássico.
O dinossauro, de 75 centímetros, é o mais bem conservado encontrado na Europa até agora, disse a paleontóloga Ursula Goehlich, na apresentação dos resultados de sua pesquisa.
O dinossauro foi batizado com o nome de "Juraventor Starki", que significa caçador jurássico. O animal tem o tamanho de um ganso e pertence à família dos celurossauros, que se alimentavam da carne de outras espécies menores.
Supostamente, o predador viveu em uma ilha do mar Jurássico que se estendeu em boa parte do sul da Alemanha. O fóssil foi encontrado em uma placa calcária durante escavações dirigidas pelo museu Jurássico de Eichtaett, no parque natural de Altmühltal.
Nessas placas foram encontrados anteriormente os restos da ave mais antiga do mundo, o Archaeopteryx, assim como outro dinossauro predador. A equipe de Goehlich e de seu colega americano, Luis Chiappe, trabalhou durante um ano nessas escavações.