Ave de Rapina
Onça
Cachorro
Cavalo
Gato
Arara

Mercado pet cresce e aumenta demanda por medicina diagnóstica no Brasil

Editoria: Vininha F. Carvalho 25/09/2007

Estima-se que no Brasil existam mais de 30 milhões de Pets, dos quais a maioria é composta por cães e gatos. Cerca de 60% dos domicílios brasileiro têm algum animal de estimação. De acordo com dados da prefeitura, a cidade de São Paulo tem um cão para cada sete habitantes, e um gato a cada 46 habitantes.

De olho neste gigantesco mercado, que cresce mais de 10% ao ano, no qual os bichinhos são tratados como membros da família, o Provet, referência nacional em laboratório e diagnósticos por imagens, investiu, nos últimos doze meses, apenas em sua matriz, mais de R$ 1 milhão em equipamentos de diagnósticos, pessoal e softwares.

Segundo dados da empresa, milhares de animais das mais diversas espécies (cães, gatos, pássaros, peixes etc) já foram tratados desde 1987, e anualmente são realizados aproximadamente 200.000 exames.

De acordo com o veterinário e diretor da Provet, Edgar Sommer, o Brasil é o segundo maior mercado Pet do mundo, com faturamento de R$ 10 bilhões por ano, ficando atrás somente do mercado norte-americano.

"O mercado pet brasileiro cresce todos os anos em virtude de, cada vez mais, as pessoas das mais diversas classes sociais adotarem animais de estimação, que acabam virando praticamente membros da família. Entre outros motivos para esse crescimento, está o fato de que, com a agitação e a insegurança das metrópoles, os animais representam fatores de estabilidade e de afetividade. O bichinho, assim, acaba adquirindo o status de um ente querido."

Segundo estudo da Euromonitor para a Interzoo (maior feira pet do mundo, que acontece bienalmente em Nuremberg, Alemanha) sobre o mercado pet até 2010, estima-se que o Brasil deverá ter entre 60 a 70 milhões de pets.

"Assim, estaríamos dobrando o número de animais de estimação em nosso país. O maior problema desse crescimento é o de que, atualmente, somente 35% dos proprietários exerce a chamada posse responsável, ou seja, que levam seus animais a clinicas veterinárias e os vacinam regularmente, entre outras ações", diz o veterinário Luiz Pereira, um dos maiores especialistas nessa área no Brasil.

Visando ampliar sua rede de negócios o Provet participa do 6º Pet South América que acontece de 26 a 28 de setembro no Transamérica ExpoCenter em São Paulo.

Fonte: Mandarim Comunicação