Editoria: Vininha F. Carvalho 30/05/2008
Pesquisas em todo mundo apontam o crescimento de animais de estimação no seio familiar. Não é difícil ver um cão ou gato sendo tratado como um integrante da família, com todas as mordomias a que tem direito. Com base nesta relação, um mundo de opções foi criado para dar suporte a este novo membro.
Sendo assim, a área da medicina veterinária ganha uma novidade que vai proporcionar um grande avanço neste setor.O Centro de Referência Veterinária (CRV-Imagem) localizada na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, oferece um serviço exclusivo e de qualidade no que diz respeito à medicina de diagnóstico: radiologia digital, ultra-sonografia doppler, ecodopplercardiografia e tomografia computadorizada, em aparelhos de última geração, que proporcionam uma análise abrangente e em alta definição para os animais domésticos.
Médicos veterinários e responsáveis por pequenos animais, terão um serviço diferenciado de diagnóstico por imagem. O serviço de tomografia computadorizada é o primeiro do Rio de Janeiro e possui um dos equipamentos mais modernos no país.
O setor de radiologia digital é o primeiro em uso no Brasil para pets. Com um equipamento de última geração, o serviço de ultra-sonografia tem grande capacidade de atender a diferentes tipos de exames.
Como se não bastasse o pioneirismo tecnológico, o CRV-Imagem tem uma equipe médica veterinária extremamente qualificada, orientada por professores, especialistas, mestres e doutores nas diversas áreas de atuação.
“As imagens são distribuídas eletronicamente por um sistema digital de arquivamento e comunicação (PACS), muito usado pela área médica em todo mundo, baseado na rede de computadores (web), sem perda de qualidade (padrão DICOM).
As imagens podem ser encaminhadas, armazenadas e consultadas a qualquer tempo, reduzindo a chance de perda de dados e extravio de exame”, explica o Dr. Alex Adeodato, diretor do CRV-Imagem.
O resultado dos exames sai em 30 segundos e, após o processo, os dados finais são enviados por e-mail para o veterinário responsável. A rapidez de todo o procedimento ajuda, principalmente, a aliviar o estresse do animal que precisa passar por estes exames.
Através da digitalização dos procedimentos, o CRV-Imagem reduz o número de repetições do exame, aumenta o alcance diagnóstico com menos estresse para o paciente, diminui a dose de radiação nele e nos profissionais envolvidos.
O uso exclusivo de tecnologia digital torna o CRV-Imagem o primeiro centro de imagem veterinário no Brasil a eliminar 100% o uso de substâncias químicas poluentes do processo usual de revelação de filmes radiográficos. Com isso, o meio ambiente fica livre do lixo proveniente do antigo procedimento.
Com equipamentos que colocam a Tecnologia da Informação como importante ferramenta durante o processo, e formada por profissionais do mais alto nível, a CRV-Imagem se torna a principal referência em território nacional deste novo segmento exclusivo para animais pequenos, suprindo a dificuldade de profissionais do setor em encontrar tais serviços exclusivos.