Ave de Rapina
Onça
Cachorro
Cavalo
Gato
Arara

Sistema de Informação Integrada de Diagnóstico Laboratorial Zoossanitário será implantado no Estado de São Paulo

Editoria: Vininha F. Carvalho 03/04/2009

Parceria entre o Instituto Biológico (IB-APTA), a Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA), órgãos da Secretaria da Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, e a Faculdade de Tecnologia (FATEC) de Carapicuíba, do Centro Paula Souza, com apoio financeiro do CNPq e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento será implantado o Sistema de Informação Integrada de Diagnóstico Laboratorial Zoossanitário do Estado de São Paulo -SIZOO. O projeto também contará com recursos do Tesouro do Estado, através do Programa Risco Sanitário Zero.

Este sistema tem como finalidade agilizar a comunicação de dados de ocorrências diagnósticas, alimentando em tempo real o sistema de alerta e comunicação para notificação de riscos diretos e/ou indiretos à saúde animal no âmbito estadual, em consonância com as diretrizes do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária - SUASA, reforçando o posicionamento de vanguarda dessas instituições na área de defesa agropecuária, de vigilância e sanidade animal.

O SIZOO consiste basicamente de um sistema ligado à Internet, onde os pesquisadores do Instituto Biológico terão acesso para registrar ocorrências, arquivar e reportá-las à CDA e a outras instâncias na esfera governamental para providências.

A criação de novos eventos será feita diretamente pelos pesquisadores que, ao cadastrar um novo evento, seleciona quem deve ser alertado (superior imediato, coordenadoria de defesa agropecuária, ministério da agricultura, ministério da saúde, cliente do Instituto Biológico, etc.), e ao concluir o registro, o próprio sistema cuidará de emitir os alertas.

Em casos onde a comunicação a instâncias superiores seja obrigatória, o sistema enviará o alerta à revelia do pesquisador, informando aos destinatários sobre a existência de uma ocorrência, tanto por e-mail, quanto por SMS, que deve ser acessada no sistema SIZOO, agregando confiabilidade e segurança na transmissão do dado, e tendo como meta a tomada de medidas sanitárias pertinentes a cada evento, preservando a sanidade dos rebanhos e, com isso, todo o patrimônio pecuário paulista. Coordena o projeto a Dra. Eliana Roxo, especialista na área de tuberculose animal.



Fonte: Marcela G. Melo

E-mail: