Editoria: Vininha F. Carvalho 08/05/2009
A ursa Princesa vai passar o Dia das Mães aguardando o nascimento de seus filhotes na “maternidade” no Parque Ecológico de São Carlos (a 230 km de São Paulo). Há dois meses, Princesa foi separada do macho e recolhida para o local. O animal, da espécie urso-de-óculos (Tremarctos ornatus), deve dar à luz nos próximos dias.
O diretor do parque, Fernando Magnani, explica que é natural a separação do macho e da fêmea no período final da gestação, porque ela busca o isolamento para parir os seus filhotes. Neste período, a fêmea fica sem qualquer contato com o macho ou com a equipe do parque. “É um animal de hábitos solitários. Em cativeiro, contudo, mantemos os casais”, esclarece.
Princesa, 14 anos de idade, já tem sete filhos e um neto. Foram dois filhotes em cada uma das três primeiras gestações e um na última. Todos os ursinhos foram enviados para outros zoológicos do país. Princesa chegou há dez anos a São Carlos, proveniente de Porto Alegre.
A gestação das fêmeas urso-de-óculos varia de 6 a 7 meses, nascendo no máximo três filhotes, com peso de cerca de 320 gramas. “Eles nascem altamente dependentes da mãe”, revela Magnani. Depois de três meses, os filhotes começam a caminhar e, aos cinco, acompanham a mãe.
O urso-de-óculos é uma espécie originária das florestas de altitude da América do Sul, da Venezuela ao norte da Bolívia, está ameaçada de extinção e é protegida por leis internacionais. Também é conhecida como urso-andino ou urso-de-lunetas.