Editoria: Vininha F. Carvalho 15/10/2009
O berçário “Ninho da Vida” do Parque Ecológico de São Carlos (a 230 km de São Paulo) ganhou um novo hóspede. O Parque Zoológico de Bauru mandou um filhote de macaco-aranha, que chegou com aproximadamente 500 gramas.
O Macaco Aranha é da espécie “Cara Preta” (Ateles chamek), uma das quatro espécies de macacos-aranha do Brasil, e o Parque Ecológico de São Carlos é um dos poucos do país que possui todas em seu plantel.
Na natureza, mais propriamente na Floresta Amazônica, os macacos-aranha formam grandes bandos, chegam a 20 indivíduos, entre machos, fêmeas e filhotes, que andam nas costas das mães durante vários meses.
O diretor do Parque Zoológico de Bauru, Luiz Pires, ressaltou que o Parque Ecológico de São Carlos foi escolhido para abrigar o filhote pelo trabalho que vem realizando ao longo dos anos.
“Confiamos no Parque de São Carlos, pois conhecemos a excelência do trabalho técnico realizado e este filhote de macaco-aranha precisava desta atenção especial”, conta.
O Parque Ecológico de São Carlos tem 650 animais de 94 espécies e recebe 200 mil pessoas por ano. É um dos zoológicos mais importantes do país e um dos únicos parques do mundo a devolver animais nascidos em cativeiro ao ambiente natural.
O zoológico é mantido pela Prefeitura de São Carlos. Ele fica na estrada municipal Guilherme Scatena, quilômetro 2, próximo à UFSCar. Fica aberto ao público de terça a domingo, das 8h00 às 16h30. Neste feriado, 12 de outubro, o local estará aberto.