Ave de Rapina
Onça
Cachorro
Cavalo
Gato
Arara

Golfinhos, tartarugas marinhas, raias e tubarões são atrativos de Fernando de Noronha

Editoria: Vininha F. Carvalho 20/10/2009

Considerado pelos brasileiros como o destino de natureza mais desejado do país, Fernando de Noronha faz jus a todos os adjetivos atribuídos.

O arquipélago é formado por 21 ilhas e ilhotas de origem vulcânica e sua ilha principal, Noronha, tem aproximadamente 18 km². A beleza da ilha, de suas praias e do mar, fizeram dela, além de objeto de desejo dos brasileiros, um importante destino para europeus.

O aquipélago pertence ao estado de Pernambuco desde 1988, mesmo ano em que 8 km² do território foram tranformados em Parque Nacional, para a proteção de animais marinhos endêmicos. Suas praias mais famosas são o Sancho e a Baía dos Porcos, consideradas as mais bonitas do Brasil.

Outro diferencial de Noronha é a diversidade de sua fauna marinha, com as várias espécies de tubarões, raias, golfinhos, moréias, tartaruras marinhas, e diferentes peixes, enfeitando a paisagem subaquática. As aves também tem seu espaço garantido neste rico e diverso ecossistema.

O turista poderá conhecer suas praias mais famosas, como Sancho, Baía dos Porcos, Cacimba do Padre, Conceição, Meio e Cachorro,através de trilhas, com o acompanhamento de um guia nativo, dando cor e sabor ao passeio. As trilhas são efetivamente as melhores maneiras de se conhecer a ilha. Entre as sugeridas, estão as do Golfinho, do Leão, a Histórica e a Atalaia. Em diversos momentos das caminhadas paisagens exóticas, exuberantes e vistas monumentais do mar turquesa fazem parte do cenário.

0 turista-mergulhador poderá descobrir o "mundo submarino" de Noronha. Afinal, se Noronha já é um paraíso fora da água, abaixo da superfície estamos próximos do nirvana. Com visibilidade de 50 metros o mar propicia uma excelente avistagem dos tubarões, raias, tartarugas, golfinhos e moréias. A temperatura da água varia entre os 27ºC e os 29ºC.



Fonte: Carolina Ferrero

Endereço: