Editoria: Vininha F. Carvalho 05/03/2010
O Zoológico do Tropical Manaus ganha reconhecimento nacional ao parar nas páginas do Guia de Centros e Museus de Ciência do Brasil, publicado recentemente pela Associação Brasileira de Centros e Museus de Ciência (ABCMC). O guia é distribuído gratuitamente pela entidade em todo o Brasil, desde 2005, e reúne dados históricos e informação sobre visitação, acervo e endereços dos mais diferentes espaços de popularização da ciência no país. O objetivo é valorizar e tornar esses locais, como o Zoológico do Tropical, mais conhecidos do público.
Considerado um museu vivo da fauna e flora amazônicas, o Zoológico do Tropical Hotel Manaus, coordenado pela bióloga Dayse Campista, é um espaço de conservação e das espécies da região. Ao todo, o local abriga 6 espécies de aves: Arara Canindé, Arara Vermelha, Mutum, Socó Boi, Aracuã e Papagaio Papacacau.
Na ala dos mamíferos, destacam-se os macacos (Prego, Aranha da Barriga Branca, Aranha da Cara Rosada, Barrigudo e de Cheiro), a capivara, onça pintada, a jaguatirica e o quati, por exemplo. Entre os répteis, existem animais como a Tartaruga da Amazônia, a Tracajá e a jibóia.
A bióloga ressalta que quatro dessas espécies estão ameaçadas de extinção: onça, jaguatirica, mutum e Macaco Aranha da Barriga Branca.
Para Dayse, o Zoológico do Tropical exerce com excelência o que todos os zoológicos do Brasil e do mundo devem se propor a fazer. "Contribuímos não só com exposição dos animais, mas também com a execução do Programa de Educação Ambiental e com a conservação ex-situ (fora do ambiente natural)", afirma.
Criado em 1976, o Zoológico do Tropical permite que a sociedade conheça esses animais através de seu programa de Educação Ambiental, por meio do qual o público visitante (hóspedes, escolas da rede pública e particular, grupos comunitários, crianças especiais e universidades, por exemplo) tem a oportunidade de conhecer o histórico e objetivo do zoológico, receber informações a respeito da biologia, ecologia e conservação da fauna e flora amazônica encontrada no local e demais áreas verdes, além de informações sobre a dinâmica de funcionamento da floresta amazônica e a importância dos animais silvestres para a mesma.
O Zoológico abre de segunda a domingo, das 8h às 17h. As visitas monitoradas devem ser agendadas na Gerência Geral do hotel.
O Guia de Centros e Museus de Ciência do Brasil é um lançamento da ABCMC, em parceria com a Casa da Ciência da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e com o Museu da Vida da Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz.