Editoria: Vininha F. Carvalho 18/02/2010
Um animal idoso perde muito de sua agilidade e precisa descansar mais. Ele morosamente vai perdendo a audição e a visão, por isto, a princípio o dono não percebe os efeitos do envelhecimento.
A maioria das doenças, em idade avançada, são mais perigosas. O controle rigoroso através de exames regulares realizados pelo veterinário poderá garantir a longevidade.
Se o animal parou de brincar, isso pode ser indicação de que algo de sério esta ocorrendo. Mudanças senis são observadas , normalmente, por volta dos oito ou nove anos de idade.O ideal é manter um registro completo sobre as alterações de comportamento, os medicamentos utilizados e os sintomas apresentados, para propiciar uma referência rápida na visita periódica á clínica veterinária.
Com o passar dos anos, o animal poderá perder um pouco do faro e do paladar e, assim, terá pouco interesse por seu alimento. Será necessário alterar sua rotina, alimentando-o com porções menores e mais freqüentes ou, talvez, levar o alimento até ele, ao invés de chamá-lo para vir comer. Entretanto, não poderá ocorrer a superalimentação, que leva a obesidade, transformando-se num fator de risco para as funções cardíacas.Certifique-se que o animal esta bebendo água suficientemente, porque os animais idosos tem tendência a ficarem desidratados.
A perda dos dentes requer apreensão,pois incide diretamente na alimentação,quando não é satisfatória, provoca o enfraquecimento e a ocorrência de doenças relacionadas a baixa imunidade e o emagrecimento progressivo. Infecções dos dentes e gengivas podem gerar uma grande cadeia de bactérias.
Os tumores, alguns deles malignos, podem ocorrer nos animais em qualquer idade, mas incidem ainda mais no animal idoso. Na maioria das vezes, uma cirurgia poderá ajudar, mas quanto antes for detectado , maior a chance de cura.
Os cuidados com a higiene garantirão uma pele mais saudável , evitando as pequenas crostas e feridas, que podem ficar infeccionadas, diminuindo as áreas com pelos.
O ambiente que ele permanece deve ser bem ventilado, sendo que o animal mais velho aprecia lugares quentes e ensolarados, onde ele possa se estender e relaxar.
O processo de envelhecimento inicia-se assim quando ele nasce e é contínuo, refletindo não sómente sua hereditariedade, mas os cuidados e tratamento que recebeu ao longo de sua vida.
Aproveite todos os momentos ao lado de seu animal, oferecendo muito carinho e dedicação, isto fará toda a diferença nos seus últimos anos de vida.