Ave de Rapina
Onça
Cachorro
Cavalo
Gato
Arara

Parque Eco Esportivo Damha aumenta espécies da fauna e flora

Editoria: Vininha F. Carvalho 08/07/2010

A implantação de um empreendimento imobiliário pode recuperar o meio ambiente como comprova o trabalho do Grupo Encalso Damha, em São Carlos (a 230 km de São Paulo). Depois de seis anos da criação do Parque Eco Esportivo Damha, os especialistas da área de meio ambiente da empresa constataram aumento de 70% de espécies de aves e 133% de aumento no número de mamíferos.

Os animais convivem em harmonia com as novas construções no Parque Eco Esportivo Damha, implantado em uma área de 12 milhões de m2, sendo que mais de 3 milhões de m2 são locais de preservação ambiental, espaço superior ao estabelecido pela legislação.

O primeiro inventário, realizado em 2001, identificou 145 espécies de aves e nove de mamíferos. Hoje, novo
levantamento aponta novas 103 espécies de aves e outras doze espécies de mamíferos.

O Grupo Encalso Damha executou várias medidas para a recuperação ambiental como a recomposicao e conservação de áreas de preservação permanente e reserva legal, colocação de ninhos artificiais, execução de ilhas artificiais nas represas, conexão de fragmentos, corredores ecológicos com passagens aérea e subterrânea para animais entre outras medidas - que auxiliaram na atração da fauna. O trabalho de recomposição e recuperação ambiental também contou com plantio de mais de 300.000 mudas.

“O empreendedor sempre manteve a preocupação de preservar o meio ambiente”, ressalta Claudinei Aparecido Girotto, responsável pelo monitoramento da fauna realizado pela empresa. Segundo ele, o morador e os visitantes podem facilmente encontrar aves como o Tico-tico-rei (Corysphospingus cucullatus), o Canário-do-mato (Basileuterus flaveolus), o Gavião-peneira (Elanoides forficatus) e o João-bobo (Nystalus chacuru) nos passeios pelo Parque.

Vários mamíferos também estão presentes, como o Tatu-peba (Euphractus sexcintus), o Lobo-guará (Chrysocyon brachyurus), o Veado-catingueiro (Mazama gouazoupira), o Quati (Nasua nasua) e a Tamanduá-mirim (Tamandua tetradactyla), entre outras.

A responsabilidade do trabalho do Grupo Encalso Damha nos seus empreendimentos foi reconhecida por meio do Prêmio CREA Goiás de Meio Ambiente – modalidade Meio Ambiente Rural e o maior prêmio do segmento imobiliário na América Latina – Prêmio Máster Imobiliário 2005, na categoria Profissionais/Meio Ambiente devido ao trabalho realizado no Parque Eco Esportivo Damha.

Fonte: Edmir Nogueira