Editoria: Vininha F. Carvalho 31/07/2010
Os ursos-de-óculos Sara e Ney, do Parque Ecológico de São Carlos (a 230 km de São Carlos), estão de mudança. O casal nasceu em julho do ano passado na cidade e agora irá para o zoo de Porto Alegre (RS).
“A Sara até tem um futuro ‘marido’ que está à sua espera”, disse Fernando Magnani, biólogo do Parque Ecológico. Segundo ele, a transferência é necessária para a preservação da espécie, pois a convivência com o urso-pai Jabu coloca em risco a vida dos filhotes.
“Seria um egoísmo, uma atitude suicida manter os ursos aqui. Eles precisam procriar e preservar a própria espécie”, explica Magnani.
A transferência deve ocorrer logo depois da liberação da documentação do Ibama para o transporte. “Essa viagem exigirá os mesmos cuidados de uma viagem com criança em um carro”, ressalta Magnani. Durante o deslocamento, os ursos terão a companhia dos tratadores.
O urso-de-óculos é uma espécie originária das florestas de altitude da América do Sul – da Venezuela ao norte da Bolívia – que está ameaçada de extinção e é protegida por leis internacionais. Também é conhecida como urso-andino ou urso-de-lunetas.
O Parque Ecológico Municipal “Dr. Antonio Teixeira Vianna” fica aberto para visitação de terça-feira a domingo, das 8h00 às 16h30.