Ave de Rapina
Onça
Cachorro
Cavalo
Gato
Arara

Papagaio de espécie em extinção nasce no Parque Ecológico de São Carlos

Editoria: Vininha F. Carvalho 15/04/2011

O Parque Ecológico “Dr. Antonio Teixeira Vianna”, da Prefeitura de São Carlos, registrou mais um nascimento de uma ave ameaçada de extinção. Desta vez, o trabalho de reprodução em cativeiro resultou no nascimento de um filhote de Papagaio Cara Roxa (Amazona brasiliensis).

De acordo com a publicação Red List Threatened Species do IUCN (órgão internacional que estuda as ameaças de extinção) é uma espécie considerada ameaçada de extinção, pertencendo a categoria de “vulnerável”, com população geral em declínio.


Segundo o biólogo e administrador do parque, Fernando Magnani, informações recentes mostram que a espécie está restrita às matas litorâneas remanescentes das regiões Sudeste e Sul do Brasil.

“Esta ave tem como características a plumagem verde, com testa e loros vermelhos, cabeça com lados azuis e garganta roxa, sendo que esta última característica originou seu nome popular”.

Magnani lembra que a beleza desta ave foi homenageada nos anos 80, ilustrando selos. Comemorando a conquista, que para ele, demonstra que muitas promessas de sucesso nesta área de reprodução em cativeiro se concretizarão em 2011, Magnani disse que o filhote nasceu em fevereiro. “Mas ele deixou o ninho somente no último dia 13 de março”.

A reprodução:

Para o biólogo, o sucesso reprodutivo em cativeiro é resultado da dedicação e constante pesquisa da equipe técnica do Parque Ecológico e empenho dos funcionários responsáveis pelas aves.

“O casal de Papagaio Cara Roxa recebeu condições apropriadas para sua reprodução através da transcrição do ambiente natural, que é fundamental para o bem-estar da espécie.

O casal contou com exames de saúde, alimentação rica e balanceada, recinto adequado com galhos e poleiros, abrigo do sol, vento e chuva, além de dois ninhos artificiais para a escolha, com formatos e materiais diferentes”.

E o resultado foi positivo. O filhote já pode ser observado junto aos pais, no recinto em exposição próximo do berçário. “Ele é diferenciado pelo colorido da face que ainda se apresenta desbotado”, explicou Magnani.

Um dos tratadores responsáveis pelo setor em que o papagaio está abrigado, Ronaldo Rodrigues dos Santos, ficou muito contente e declarou: “Agora vou tentar que outras aves do meu setor reproduzam também”.

Para visitar:

Magnani salienta que a visita da população é muito importante para contemplar as aves e valorizar o trabalho. Além da reprodução para a conservação da biodiversidade, o biólogo destaca que este fato também desperta e intensifica a consciência de preservação das pessoas através do conhecimento.

O Parque Ecológico Municipal fica aberto para visitação pública de terça-feira à sábado, das 8h00 às 16h30. No domingo o horário de funcionamento é das 8h00 às 17h30. A entrada é gratuita.

Fonte: Thatiana Miloso