Editoria: Vininha F. Carvalho 20/04/2013
Acabam de nascer mais dois filhotes do casal de gavião-asa-de-telha, que adotou o Colégio do Carmo como moradia. Essa é a terceira ninhada consecutiva dessas aves ameaçadas de extinção, algo incomum.
“Geralmente, a espécie procria uma vez por ano”, explica o biólogo e professor de Ciências Andreth Oliveira.
Desde que o professor começou a observar o comportamento dos pássaros, no início do ano passado, a primeira ninhada gerou um filhote. No meio do ano foi registrada a chegada de mais dois novos pássaros.
Na terceira ninhada, ocorrida no último dia 4, nasceram outros dois e ainda há um ovo no ninho sendo chocado pela fêmea. Fechando assim o ciclo de um ano de procriação.
“É um privilégio para o Colégio do Carmo tornar-se um abrigo seguro para que a espécie possa continuar se reproduzindo e garantido outras gerações”, diz o biólogo, que fica impressionado ao escutar a vocalização dos pássaros em um ambiente urbano.
- Conheça a história:
O gavião-asa-de-telha está ameaçado de extinção no Estado de São Paulo. Sua população reprodutivamente ativa é encontrada apenas nas cidades de Santos e Cubatão.
Há aproximadamente três anos, um casal desta espécie nidifica em uma árvore localizada dentro do Colégio do Carmo, na Ponta da Praia, em Santos.
Considerada uma ave arisca, que evita a aproximação do homem, o casal de pássaros não se sente incomodado com a movimentação e o barulho proveniente das atividades escolares.
Assim que os filhotes crescem eles voam para uma vida própria. Permanecem na escola apenas o casal e suas novas crias.
- Projeto de Educação Ambiental:
A fácil observação os tornou um atrativo tanto para os alunos como para os moradores. O casal de gavião virou até tema de projeto de Educação Ambiental desenvolvido por estudantes do 5º, 6º, 7º e 8º anos, orientados por professores de Português, Ciências, Arte, Laboratório e Educação Fundamental 1.
Já os alunos do 5º e 6º anos iniciaram uma eleição para escolher os nomes para o macho, a fêmea e o filhote, nascido em julho do ano passado.
Utilizando a palavra Carmo como base, foram sugeridas 71 alcunhas. Destas, 12 entraram para votação e os escolhidos foram Carmovião, Carminha e Carmo Jr, respectivamente.